Olá,meu nome é mylena e irei falar um pouco sobre Martins,Portoalegre e o Lajedo de Soledade.
MARTINS uma privilegiada cidade-mirante.Nem tudo é praia no turismo potiguar.A 370 quilômetros de Natal,Martins é ideal para um fim de semana acomchegante.O clima é bastante ameno nesse último trimestre do ano.No inverno,porém,faz até mesmo um friozinho gostoso,cuja temperatura ás vezes chega á 15°.É uma fgace diferente do Rio Grande do Norte.
PORTOALEGRE depois da morte dos primitivos donos houve um abandono nas terras,talvez pelas longas estiagens,talvez pelas disputas de posseiros,ou talvez pela revolta indígena.O fato é que as terras,não mais ultilizadas,voltaram a pertencer ao patrimônio do rei de Portugal.Para essas terras despovoadas e disponíveis,o juiz de fora de Olinda,dr.Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo conduziu mais de setenta famílias paiacus,aldeadas no apodi,a pedido dos seus moradores prejudicados pela desordem causada pelos indios,fundando em 9 de Dezembro de 1761,a vila PORTOALEGRE.
A região do LAJEDO DE SOLEDADE,no Rio Grande do Norte,é famosa não só pelas belezas naturais,mas também pela importância histórica.O entorno do município de Apodi guarda um laje de calcário de aproximadamente 1 quilômetro quadrado.Lá existe um conjunto de abrigos sob a rocha e dezenas de pinturas rupestres e fósseis que compõem grande parte da atração turistica de local.É lá também onde está situada a maior caverna do estado,a caverna do RONCADOR.
OBS:Eu adorei descobrir um pouco mais sobre Martins e outros lugares,é assim que podemos aprofundar os nossos estudos.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Viagem para Martins !
Olá, aqui quem está escrevendo é Isabel e eu vou falar sobre a viagem para Martins.
Dia 02/10/2009
-Saimos de Natal as 5:00h
-Fomos vizitar a casa de pedra
-Chegamos no hotel e fomos almoçar, compramos lembrancinhas e fomos para os quartos
-Fomos vizitar também a Bica e um monte de gente tomou água la
-Só fomos dormi depois da festa que teve na piscina
Dia 03/10/2009
-Acordamos as 6:30h e fomos nos arrumar para irmos ao lagedo de solidade
-Antes de chegarmos ao lagedo, viitamos a igreja da imaculada conceição e nessa mesma igreja aconteceu o casamento da professora Evany com o Carioca nosso guia, pena que o casamento não durou muito a professora fugiu com seu ''peão''
-Ao chegarmos no lagedo de solidade dividiram-nos em 2 grupos que foram para lados opostos so fizeram isso para não ficar muito tumultuado
-Almoçamos em outro hotel e tomamos sorvete lá
-Fizemos uma gincana no ônibus e teve também o mico pelado
-Chegamos em Natal mais ou menos as 7:30h
Dia 02/10/2009
-Saimos de Natal as 5:00h
-Fomos vizitar a casa de pedra
-Chegamos no hotel e fomos almoçar, compramos lembrancinhas e fomos para os quartos
-Fomos vizitar também a Bica e um monte de gente tomou água la
-Só fomos dormi depois da festa que teve na piscina
Dia 03/10/2009
-Acordamos as 6:30h e fomos nos arrumar para irmos ao lagedo de solidade
-Antes de chegarmos ao lagedo, viitamos a igreja da imaculada conceição e nessa mesma igreja aconteceu o casamento da professora Evany com o Carioca nosso guia, pena que o casamento não durou muito a professora fugiu com seu ''peão''
-Ao chegarmos no lagedo de solidade dividiram-nos em 2 grupos que foram para lados opostos so fizeram isso para não ficar muito tumultuado
-Almoçamos em outro hotel e tomamos sorvete lá
-Fizemos uma gincana no ônibus e teve também o mico pelado
-Chegamos em Natal mais ou menos as 7:30h
A parte da gincana que eu mais gostei foi para fazer a melhor ''perua''
Martins,Porto Alegre,Apodi,Lagedo de soledade
Oi sou Ana Luiza! Vim falar um pouco sobre Martins,Porto Alegre,Apodi,lajedo de soledade!
Martins:Nem tudo é praia no Turismo potiguar. A 370 quilômetros de Natal, Martins é ideal para um fim de semana aconchegante. O clima é bastante ameno nesse último trimestre do ano. No inverno, porém, faz até mesmo um friozinho gostoso, cuja temperatura às vezes chega a 15º. É uma face diferente do Rio Grande do Norte.A Serra de Martins, de 750 metros, tem em seu topo uma pequena cidade, que concentra construções antigas e ruas pacatas. Apesar de estar em pleno sertão potiguar, o município tem cada vez mais consciência de seu potencial turístico, tanto que passou a promover alguns programas, digamos, "importadores", como festivais de fondue.Quanto às atrações permanentes, o visitante pode descobrir passeios ecoturísticos, contemplar a beleza de alguns prédios históricos, conhecer museus bem simples, porém interessantes, ou tão somente observar detalhadamente a região, que abrange várias pequenas cidades, a partir dos mirantes da Carranca e do Canto, que também funcionam como bar.
Porto Alegre:Em 1684, Manoel Nogueira Ferreira, querendo firmar posse simbólica na região que percorria, fincou dormentes na Serra do Apodi. A serra ficou conhecida como Serra dos Dormentes, em alusão aos marcos lenhosas.Manuel Nogueira faleceu em 1715, sem ele ter do governo concessão das terras, mas estas continuaram em poder dos descendentes do desbravador. Quinze anos depois, Dona Margarida de Freitas, filha de Manuel Nogueira, casada com Carlos Vidal Barromeu, começou a firma-se em seus domínios.Em 1750, Carlos Vidal herdou a sesmaria na Serra das Dormentes, por morte de seu irmão, Clemente Gomes de Amorim. Pouco tempo depois, adoecendo Dona Margarida de Freitas, Carlos Vidal fez promessa de construir uma capela a Santana, na esperança de seu restabelecimento, e a serra passou a se chamar Serra de Santana.Depois da morte dos primitivos donos houve um abandono nas terras, talvez pelas longas estiagens, talvez pelas disputas de posseiros, ou talvez pela revolta indígena. O fato é que as terras, não mais utilizadas, voltaram a pertencer ao patrimônio do Rei de Portugal. Para essas terras despovoadas e disponíveis, o juiz de Fora de Olinda, Dr. Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo, conduziu mais de setenta famílias paiacus, aldeadas no apodi, a pedido dos seus moradores prejudicados pela desordem causada pelos índios, fundando, em 9 de dezembro de 1761, a Vila de Portalegre.
Apodi e Lagedo de Soledade: O Lajedo de Soledade, o sítio arqueológico mais importante do Estado, está localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, no município de Apodi, a 12 km do centro da cidade. O município tem cerca de 33 mil habitantes e fica a 420 km de Natal e a 76 km de Mossoró, a segunda maior cidade do Estado. Localizado numa área de um quilômetro quadrado de rocha calcária, do período paleolítico, o Lajedo de Soledade quase foi destruído pelos produtores de cal da região. Mas a intervenção de geólogos da Petrobras e dos próprios moradores do distrito do Lajedo, no início da década de 90, acabou salvando este sítio.No lajedo, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte encontraram fósseis de animais pré-histórico, como o bicho-preguiça e tatus gigantes, mastodontes e tigres-de-dente-desabre que viviam no Nordeste no período Glacial, além de pinturas rupestres.São vários os painéis dessas pinturas ainda preservadas que se encontram no leito de um rio seco, que podem ser observadas em visitas acompanhadas por guias. Segundo pesquisadores, os desenhos dessas pinturas teriam sido feitos por índios que habitavam essa região no período pré-histórico. A área do lajedo está situado a menos de 300 metros da vila de casas dos moradores desse distrito, que fica a 6 km da margem direita da BR-405, que liga Mossoró a Apodi. O acesso é por estrada asfaltada até o distrito.
Martins:Nem tudo é praia no Turismo potiguar. A 370 quilômetros de Natal, Martins é ideal para um fim de semana aconchegante. O clima é bastante ameno nesse último trimestre do ano. No inverno, porém, faz até mesmo um friozinho gostoso, cuja temperatura às vezes chega a 15º. É uma face diferente do Rio Grande do Norte.A Serra de Martins, de 750 metros, tem em seu topo uma pequena cidade, que concentra construções antigas e ruas pacatas. Apesar de estar em pleno sertão potiguar, o município tem cada vez mais consciência de seu potencial turístico, tanto que passou a promover alguns programas, digamos, "importadores", como festivais de fondue.Quanto às atrações permanentes, o visitante pode descobrir passeios ecoturísticos, contemplar a beleza de alguns prédios históricos, conhecer museus bem simples, porém interessantes, ou tão somente observar detalhadamente a região, que abrange várias pequenas cidades, a partir dos mirantes da Carranca e do Canto, que também funcionam como bar.
Porto Alegre:Em 1684, Manoel Nogueira Ferreira, querendo firmar posse simbólica na região que percorria, fincou dormentes na Serra do Apodi. A serra ficou conhecida como Serra dos Dormentes, em alusão aos marcos lenhosas.Manuel Nogueira faleceu em 1715, sem ele ter do governo concessão das terras, mas estas continuaram em poder dos descendentes do desbravador. Quinze anos depois, Dona Margarida de Freitas, filha de Manuel Nogueira, casada com Carlos Vidal Barromeu, começou a firma-se em seus domínios.Em 1750, Carlos Vidal herdou a sesmaria na Serra das Dormentes, por morte de seu irmão, Clemente Gomes de Amorim. Pouco tempo depois, adoecendo Dona Margarida de Freitas, Carlos Vidal fez promessa de construir uma capela a Santana, na esperança de seu restabelecimento, e a serra passou a se chamar Serra de Santana.Depois da morte dos primitivos donos houve um abandono nas terras, talvez pelas longas estiagens, talvez pelas disputas de posseiros, ou talvez pela revolta indígena. O fato é que as terras, não mais utilizadas, voltaram a pertencer ao patrimônio do Rei de Portugal. Para essas terras despovoadas e disponíveis, o juiz de Fora de Olinda, Dr. Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo, conduziu mais de setenta famílias paiacus, aldeadas no apodi, a pedido dos seus moradores prejudicados pela desordem causada pelos índios, fundando, em 9 de dezembro de 1761, a Vila de Portalegre.
Apodi e Lagedo de Soledade: O Lajedo de Soledade, o sítio arqueológico mais importante do Estado, está localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, no município de Apodi, a 12 km do centro da cidade. O município tem cerca de 33 mil habitantes e fica a 420 km de Natal e a 76 km de Mossoró, a segunda maior cidade do Estado. Localizado numa área de um quilômetro quadrado de rocha calcária, do período paleolítico, o Lajedo de Soledade quase foi destruído pelos produtores de cal da região. Mas a intervenção de geólogos da Petrobras e dos próprios moradores do distrito do Lajedo, no início da década de 90, acabou salvando este sítio.No lajedo, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte encontraram fósseis de animais pré-histórico, como o bicho-preguiça e tatus gigantes, mastodontes e tigres-de-dente-desabre que viviam no Nordeste no período Glacial, além de pinturas rupestres.São vários os painéis dessas pinturas ainda preservadas que se encontram no leito de um rio seco, que podem ser observadas em visitas acompanhadas por guias. Segundo pesquisadores, os desenhos dessas pinturas teriam sido feitos por índios que habitavam essa região no período pré-histórico. A área do lajedo está situado a menos de 300 metros da vila de casas dos moradores desse distrito, que fica a 6 km da margem direita da BR-405, que liga Mossoró a Apodi. O acesso é por estrada asfaltada até o distrito.
terça-feira, 6 de outubro de 2009
LEIAAAAAAAAAA A RESENHA DE MARTINS - SÓ AQUI EM CIÊNCIA E SHOW

OLA GENTEEEEE
Hoje vou falar sobre a viagem de Martins. Foi muito legal. Primeiro, a gente foi para a casa de pedra, mas demorou tanto que eu achava que não iríamos chegar. Antes a gente parou em uma lojinha para comer, demorou muito ate chegar lá, enquanto isso, no ónibus fomos assistindo o filme - O CRIME meio legal.
A viagem foi no Pau de Arara, foi muito lagal! a gente pulava muito ,ai chegamos a casa de pedra . Lá é lindo! O homem que nos atendeu se chamava ALEX . Ele disse que a casa de pedra tinha quartos, sala ,varanda e etc disse que até tinha um quarto que a pessoa ficava sem oxigénio lá e antes a gente tinha que subir uma escada enorme. Na varanda tinha uma vista linda.
Quando saímos da casa de pedra fomos para o hotel, almoçamos e fomos para uma praçinha linda, tiramos várias fotos e esta praça ficava em frente a uma vista maravilhosa. Perto dela tinha uma ladeira de grama e aí aproveitamos para escorregar. Foi massa! Fomos para a bica qetambém é linda e a água é natural. Todo mundo tirou a sandália entrou e bebeu kkkkkkkk É sério.
Depois de toda essa aventura, fomos para o hotel, tomamos banho pois estávamos podres de areia. Os cabelos estavam duros kkkkkk, daí eu , Carol, Fefé, Cecíla, Rafa, Bruna Sílvia organizamos uma festa na piscina. Gente, foi bem legal" Quando acabamos fomos dormir. No outro dia acordamos ás 6:00 da manhã, tomamos café e saímos para o lagedo de soledade onde é muito, muito, muitooooooo quente.
Tivemos a oportunidade de observarmos as pinturas rupestres, depois visitamos o Museu, onde tem os fosseis. Acabamos a visita, fomos logo para o onibus onde assistimos -O Pequenino , suoer engraçado.
o almoço tinha que acontecer, é claro. Nem lembro o nome do restaurante, mas estava delicioso.
Finalmente chegou a hora de retornarmos. Na viagem, a professora Evany fez uma brincadeira. Perguntas sobre a viagem e quem acertasse ganhava brinde. Infelizmente não fui sorteada para as perguntas, mas minhascolegas recebram brindes bem legal.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
SAIS MINERAIS
Olá,meu nome é Mylena e hgoje estarei postando sobre sais minerais.Os minerais são nutrientes com função plástica e reguladora do organismo.È necessário ingerir o cálcio e o fósforo em quantidades suficientes para a constituição do esqueleto e dos dentes.Outros minerais,como:o iodo e o fluor,apesar de serem necessários apena sem pequenas quantidades,previnem o aparecimento de cárie dentária e o bócio.Uma alimentação pobre em ferro provoca anemia(falta de glóbulos vermelhos no sangue).O excesso de sódio,provocadopela indigestão exageradade sal,aumenta o risco de doenças cardiovascular e pela hipertenção.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Alimentos em Pratos Limpos

Olá, eu me chamo Isabel Sousa e vou escrever um pouco sobre o livro : ''Alimentos em Pratos Limpos'' (a imagem a esquerda).
O livro ''alimentos em pratos limpos'' encina o modo certo de se alimentar, como não comer alimentos que fazem mal. Diz também como os aditivos vem nas embalagens. Esse livro é muito bom e eu o recomendaria para todos.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
III TRIMESTRE

PIRÂMIDE ALIMENTAR,OLA PESSOAL!
MEU NOME É FAYGA,E EU VOU FALAR SOBRE A PIRÂMIDE ALIMENTAR
Eu acho que vocês já devem ter ouvido falar sobre ela, não é mesmo ? Nela existe todos os tipos de alimentos: doces ,salgados gordurosos...mas para que serve ela? Para equilibrar a alimentação das pessoas. Nela existe carboidratos,vitaminas ,sais minerais,proteínas e lipideos.
nela vocês podem ver que os alimentos ao separados de cima para baixo do que devemos comer mais para o que devemos comer menos dos carboidratos para os lipidios.qual será o que a gente deve comer mais só frutas e verduras ?naoaoaoa
vocês também podem comer os carboidratos que tem enrgeticos. BOM E SÓ ISSO ATE MAS VÊÊÊ.
III TRIMESTRE
A importâcia dos alimentos!!Oi,sou Ana Luiza e vem falar um pouco sobre a importância dosa alimentos.
São os alimentos que fornecem todos as substâncias necessárias para a manutenção da vida (minerais, vitaminas, proteínas, açúcar, gordura) e, na criança, determinam o seu crescimento, sendo transformados em ossos, músculos, órgãos, gordura, pele, sangue e tudo mais.
A alimentação influi no funcionamento de todos os sistemas: nervoso, glandular, ósseo, muscular, urinário, digestivo, respiratório, cárdio-circulatório, assim como no comportamento, humor, memória, inteligência, na mente e na disposição física e sexual.
Dependendo da alimentação, o sangue, será puro, vitalizador, levando saúde para todo o organismo, ou será intoxicado, cheio de venenos, provocando doenças e morte. Hipócrates, o pai da medicina disse: "Que o teu alimento seja o teu medicamento e que o teu medicamento seja o teu alimento". E disse também: "Deixa de lado a droga, se puderes curar o paciente com alimento".
São os alimentos que fornecem todos as substâncias necessárias para a manutenção da vida (minerais, vitaminas, proteínas, açúcar, gordura) e, na criança, determinam o seu crescimento, sendo transformados em ossos, músculos, órgãos, gordura, pele, sangue e tudo mais.
A alimentação influi no funcionamento de todos os sistemas: nervoso, glandular, ósseo, muscular, urinário, digestivo, respiratório, cárdio-circulatório, assim como no comportamento, humor, memória, inteligência, na mente e na disposição física e sexual.
Dependendo da alimentação, o sangue, será puro, vitalizador, levando saúde para todo o organismo, ou será intoxicado, cheio de venenos, provocando doenças e morte. Hipócrates, o pai da medicina disse: "Que o teu alimento seja o teu medicamento e que o teu medicamento seja o teu alimento". E disse também: "Deixa de lado a droga, se puderes curar o paciente com alimento". São os alimentos que fornecem todos as substâncias necessárias para a manutenção da vida (minerais, vitaminas, proteínas, açúcar, gordura) e, na criança, determinam o seu crescimento, sendo transformados em ossos, músculos, órgãos, gordura, pele, sangue e tudo mais.
A alimentação influi no funcionamento de todos os sistemas: nervoso, glandular, ósseo, muscular, urinário, digestivo, respiratório, cárdio-circulatório, assim como no comportamento, humor, memória, inteligência, na mente e na disposição física e sexual.
Dependendo da alimentação, o sangue, será puro, vitalizador, levando saúde para todo o organismo, ou será intoxicado, cheio de venenos, provocando doenças e morte. Hipócrates, o pai da medicina disse: "Que o teu alimento seja o teu medicamento e que o teu medicamento seja o teu alimento". E disse também: "Deixa de lado a droga, se puderes curar o paciente com alimento".
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
MINHOCAS
Oi eu sou mylena e irei falar um pouco sobre a nossa experiência com as minhocas,nós observamos outros seres que existem no solo e também pegamos uma minhoca na mão.Agora irei falar sobre as minhocas e suas caracteristicas:as minhocas, os mais conhecidos habitantes do solo, têm o corpo feito de anéis, que podem ser visíveis com uma lupa de mão.Dai o nome de anelídeo para esse grupo de animais.Ao redor dos anéis, você pode observar "pelinhos" em forma de ganchos, são as chamadas cerdas.As cobras-cegas vivem em túneis que constroem em solos muito úmidos.Possuem olhos reduzidos e cobertos por pele,apesar de serem chamadas de cobra-cegas, e devido ao corpo alongado e á pele formada por anéis que lembram escamas de serpentes, esses animais são anfíbios, parentes dos sapos e alimentam-se principalmente de minhocas.
quinta-feira, 30 de julho de 2009
As Minhocas
oi sou Ana Luiza!e vim falar um pouco sobre as minhocas !
As minhocas são anelídeos,vivem em solos únidos,seu tamanho vária entre 2 cm e 2 mêtros.O corpo e formado de anéis,elas vivementerradas escavam canais buscando abrigo e restos de vegetais.Elas são detritívoros pois se alimentam de detritos de várias origem que compoem o húmus.Lembren-se as minhocas são hermafroditas ou seja,um mesmo individo possui os dois sexos macho e fêmea quando 2 minhocasse encontram,trasferem os espermatozóides de um para o outro no mesmo momento,está ocorrendo a cópula,que pode durar de meia hora a três horas.depois as minhocas se separam e colocam os ovos no casulo formado por secreções do corpo da minhoca,após três a quatro semanas eclodirão,dos ovos,os filhos da minhoca.
*Tomara que você tenha gostado de saber um pouco sobre a vida das minhcas!
As minhocas são anelídeos,vivem em solos únidos,seu tamanho vária entre 2 cm e 2 mêtros.O corpo e formado de anéis,elas vivementerradas escavam canais buscando abrigo e restos de vegetais.Elas são detritívoros pois se alimentam de detritos de várias origem que compoem o húmus.Lembren-se as minhocas são hermafroditas ou seja,um mesmo individo possui os dois sexos macho e fêmea quando 2 minhocasse encontram,trasferem os espermatozóides de um para o outro no mesmo momento,está ocorrendo a cópula,que pode durar de meia hora a três horas.depois as minhocas se separam e colocam os ovos no casulo formado por secreções do corpo da minhoca,após três a quatro semanas eclodirão,dos ovos,os filhos da minhoca.
*Tomara que você tenha gostado de saber um pouco sobre a vida das minhcas!
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Animais detritivoros e saprofitas
oi sou Ana Luiza!Vim falar um pouco sobre animais detritivoros e saprofitas!
A ação dos organismos decompositores e lenta.Assim,a decomposiçao da materia organica seria muito demorada se outros organismos tambem nao participassem desse processo.existem outros seres vivos que se alimentam de materia organica morta,mas,deferente dos decompositores,elesnao devolve substancia mais simples,que podem ser absorvidas pelas raizes das plantas.existem outros tipos de categoria de organismo que consomem diminutos pedaços de materia organica que ficam no solo:sao os chamados detririvoros,como por exemplo,as minhocas,diferentes especies de besouros,tatuzinho-de-jardim e o piolho-de-cobra.
Esses organismos vivem sobre e sob o solo,abrindo tuneis ou pequenos buracos que auxilian na manutençao da umidade.alem dos detritiros,existem outra categoria de organismo que se alimentam de materia prima organica morta.
A ação dos organismos decompositores e lenta.Assim,a decomposiçao da materia organica seria muito demorada se outros organismos tambem nao participassem desse processo.existem outros seres vivos que se alimentam de materia organica morta,mas,deferente dos decompositores,elesnao devolve substancia mais simples,que podem ser absorvidas pelas raizes das plantas.existem outros tipos de categoria de organismo que consomem diminutos pedaços de materia organica que ficam no solo:sao os chamados detririvoros,como por exemplo,as minhocas,diferentes especies de besouros,tatuzinho-de-jardim e o piolho-de-cobra.
Esses organismos vivem sobre e sob o solo,abrindo tuneis ou pequenos buracos que auxilian na manutençao da umidade.alem dos detritiros,existem outra categoria de organismo que se alimentam de materia prima organica morta.
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Minhas Ferias!!
oi sou ANA luiza e vem falar sobre minhas ferias!Nas minhas ferias eu foi a mossoro e quando passava para la eu observei um pique chamado pique do cabugi:
7 km a oeste de Lages, Rio Grande do Norte, NE Brasil, é um dos muitos
necks da província basáltica alcalina Terciária do Rio Grande do Norte, registrando o mais jovem
(19,7 Ma) magmatismo continental do Brasil. Consiste de ankaratritos, basanitos e olivina-basaltos
com afinidades basaníticas ou toleíticas, sendo composto principalmente de olivina, titanoaugita, minerais
de óxido de ferro, plagioclásio, apatita e vidro ocasional. Nódulos de espinélio lherzolito, ainda que
pequenos, são inclusões comuns, sendo compostos de olivina, ortopiroxênio, cromo-diopsódio e
espinélio. Os basaltos são moderadamente a fortemente subsaturados em sílica, SiO2 variando de
39% a 45%, com quase todas as amostras sendo nefelina-normativas, e exibindo concentrações altas
de alguns elementos incompatíveis, como Ti, K, Sr, e Ba. Dois nódulos mostram razões iniciais Sr87/
Sr86 de 0,70575 e 0,7042, mais altas que aquelas dos basaltos hospedeiros, interpretadas como uma
fonte única para os magmas basálticos ou fontes mais homogêneas que a porção do manto litosférico
acima que proveu a suite de nódulos. Estes resultados revelam uma heterogeneidade isotópica e um
enriquecimento em Sr87 no manto do nordeste do Brasil. Valores de rocha total de d O18 para
basaltos desta suite estão entre +6,7 e 7,7‰SMOW, e os valores para piroxênios dos nódulos variam de
+6,5 a +7,2‰SMOW, atestando que esses valores são primários. O posicionamento desta suite basáltica
Terciária está relacionado ou a um reajuste interno dentro da placa Sul-americana, durante seu
deslocamento para oeste, ou a um alívio de pressão de zonas arqueadas formadas no Mesozóico
Superior durante a abertura do Oceano Atlântico sul.
7 km a oeste de Lages, Rio Grande do Norte, NE Brasil, é um dos muitos
necks da província basáltica alcalina Terciária do Rio Grande do Norte, registrando o mais jovem
(19,7 Ma) magmatismo continental do Brasil. Consiste de ankaratritos, basanitos e olivina-basaltos
com afinidades basaníticas ou toleíticas, sendo composto principalmente de olivina, titanoaugita, minerais
de óxido de ferro, plagioclásio, apatita e vidro ocasional. Nódulos de espinélio lherzolito, ainda que
pequenos, são inclusões comuns, sendo compostos de olivina, ortopiroxênio, cromo-diopsódio e
espinélio. Os basaltos são moderadamente a fortemente subsaturados em sílica, SiO2 variando de
39% a 45%, com quase todas as amostras sendo nefelina-normativas, e exibindo concentrações altas
de alguns elementos incompatíveis, como Ti, K, Sr, e Ba. Dois nódulos mostram razões iniciais Sr87/
Sr86 de 0,70575 e 0,7042, mais altas que aquelas dos basaltos hospedeiros, interpretadas como uma
fonte única para os magmas basálticos ou fontes mais homogêneas que a porção do manto litosférico
acima que proveu a suite de nódulos. Estes resultados revelam uma heterogeneidade isotópica e um
enriquecimento em Sr87 no manto do nordeste do Brasil. Valores de rocha total de d O18 para
basaltos desta suite estão entre +6,7 e 7,7‰SMOW, e os valores para piroxênios dos nódulos variam de
+6,5 a +7,2‰SMOW, atestando que esses valores são primários. O posicionamento desta suite basáltica
Terciária está relacionado ou a um reajuste interno dentro da placa Sul-americana, durante seu
deslocamento para oeste, ou a um alívio de pressão de zonas arqueadas formadas no Mesozóico
Superior durante a abertura do Oceano Atlântico sul.
terça-feira, 7 de julho de 2009
minhas ferias
oi,aqui é Mylena e irei falar sobre o meio ambiente.Bom nessas férias eu observei bastante as plantações da minha casa e resolvi falar um pouco sobre a planta "pingo de ouro",ela se encontra aqui em casa na varanda a muito tempo que temos ela , sempre foi bem cuidada como as outras,pingo de ouro representa o ouro nas suas folhas e para mim ela representa uma planta muito bonita eu gosto muito dela ,quando meu pai esta em casa e é época do natal agente enfeita ela com as luzes fica maravilhoso,mas quando não é natal ele apara suas folhas para ficarem bem ajeitadas.
quarta-feira, 17 de junho de 2009
O que belesa!!!
Oi ! Quem está escrevendo hoje sou eu Fayga !
Estranho né ? Pois mudei para o 6° ano B .
Bom mas eu vou direto ao assunto:
a prof. pedio para ajente escrever sobre a experiencia que fisemos na sala, foi muito enteresante eu levei as colheres , o granito e as etiquetas
a experiencia foi com areia da praia, do quintal,arenosa e humifera foi muito legal
Estranho né ? Pois mudei para o 6° ano B .
Bom mas eu vou direto ao assunto:
a prof. pedio para ajente escrever sobre a experiencia que fisemos na sala, foi muito enteresante eu levei as colheres , o granito e as etiquetas
a experiencia foi com areia da praia, do quintal,arenosa e humifera foi muito legal
EXPERIÊNCIA
Oi,eu sou Mylena e irei postar no lugar de Fayga!Irei falar sobre a experiência que fizemos em sala de aula,eu achei muito importante,pois esse trabalho foi como uma revisão sobre os solos arenosos,argilosos,humìferos o solo do quintal.Nòs usamos uma amostra de granito para colocar encima dele uma pequena quantidade dos solos (um de cada vez) e comparar a cor,o tamanho das minùsculas pedrinhas e o brilho entre os dois.Usamos os solos para saber mais sobre eles ,descobrimos qual era o mais macio,o mais granulado,a cor de cada um,se os grãos são separados ou juntos,se tem muita iluminação no local onde foi coletado,se é muito úmido e qual é a sua tonalidade:clara ou escura.
terça-feira, 9 de junho de 2009
PH no solo
OI SOU ANA LUIZA E VIM FALAR UM POUCO SOBRE PH NO SOLO. O termo pH define a acidez ou alcalinidade relativa de uma solução. A escala de pH tem uma amplitude de 0 à 14. O valor 7,0 que esta no meio é definido como neutro, valores abaixo de 7,0 são ácidos e os acima de 7,0 são alcalinos. Os solos variam de pH 3,0 à 9,0.
Um ácido é uma substância que libera íons hidrogênio (H+). Quando saturado de H+ comporta-se como solo ácido fraco. Quanto mais H+ for retido no complexo de argila e matéria orgânica ou vermiculita maior será a acidez do solo. O alumínio também age como elemento acidificante e ativa o H+. Os íons básicos Ca+2 e Mg+2 tornam o solo menos ácidos, ou em excesso mais alcalinos.
Para a grande maioria das plantas a faixa de pH de 6,0 à 6,5 é a ideal, porque ocorre um ponto de equilíbrio no qual a maioria dos nutrientes permanecem disponíveis às raízes.
No gráfico abaixo são mostradas curvas correspondentes a cada nutri ente, a quantidade de cada um varia a cada nível de pH. Quando a quantidade do nutri ente abaixa é porque este se precipitou, isto é, ficou insolúvel e as plantas não poderão absorve-lo.
Um ácido é uma substância que libera íons hidrogênio (H+). Quando saturado de H+ comporta-se como solo ácido fraco. Quanto mais H+ for retido no complexo de argila e matéria orgânica ou vermiculita maior será a acidez do solo. O alumínio também age como elemento acidificante e ativa o H+. Os íons básicos Ca+2 e Mg+2 tornam o solo menos ácidos, ou em excesso mais alcalinos.
Para a grande maioria das plantas a faixa de pH de 6,0 à 6,5 é a ideal, porque ocorre um ponto de equilíbrio no qual a maioria dos nutrientes permanecem disponíveis às raízes.
No gráfico abaixo são mostradas curvas correspondentes a cada nutri ente, a quantidade de cada um varia a cada nível de pH. Quando a quantidade do nutri ente abaixa é porque este se precipitou, isto é, ficou insolúvel e as plantas não poderão absorve-lo.
sábado, 6 de junho de 2009
Calagem
oi, eu sou brian vou falar um pouco o que e calagem
A calagem e um procedimento para retirar a acidez do solo esta tecinica e muito usada pelos viveiros de camaroes , peixes etc. Veja como e este procedimento eles pegam o caucalio titurado e mistuta com o solo para a acidez diminuir se este procedimento nao for feito a vida dos peixes camaroes pode estar corendo perigo.
A calagem e um procedimento para retirar a acidez do solo esta tecinica e muito usada pelos viveiros de camaroes , peixes etc. Veja como e este procedimento eles pegam o caucalio titurado e mistuta com o solo para a acidez diminuir se este procedimento nao for feito a vida dos peixes camaroes pode estar corendo perigo.
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Terra Roxa
Ola, meu nome é Isabel e eu vou falar sobre Terra Roxa.
O ser humano desenvolveu, algumas técnicas que melhoraram solos encharcados ou secos, tornando-os próprios para a agricultura.
Por exemplo, os solos encharcados podem ser drenados. Uma das formas de drenagem consiste em fazer escoar o excesso de água por meio de valas ou canais abertos em vários pontos de um terreno.
Os solos secos, como os do nordeste do Brasil, onde o índice pluviométrico anual (quantidade de chuvas durante o ano) é o mais baixo do país, podem ser melhorados por meio da irrigação. Esse sistema consiste em fazer a água circular por canais ou distribuir a água por aspersão, como se fosse uma chuva artificial.
A cultura de café se desenvolve bem nos solos tipo ''terra roxa'', da região sudeste, principalmente no estados de São Paulo e Minas Gerais. Essas terras são muito ricas em minerais, como o ferro, que dão a elas uma cor avermelhada característica,motivo que levou os imigrantes italianos a lhe darem o nome de rossa, palavra italianaque significa ''vermelho'' e que acabou dando origem ao termo roxo, palavra empregada erroneamente, porque não há terra roxa.
O solo massapé.
Oi,eu sou Mylena!Irei falar sobre o solo massapé,
o solo massapé,por ser muito rico em argila e possuir fragmentos de cristal de quartzo em sua composição de vido ao tipo de rocha que originou,fato que o torna poroso e permeável.È um solo apropriado para o cultivo da cana-de-açúcar.As plantas que se desenvolvem em solos secos e arenosos são adaptadas para armazenar rapidamente a água do solo,como a mandioca,coqueiros,cactos e palmeiras.
obs:plantas diferentes possuem nessecidades diferentes!
o solo massapé,por ser muito rico em argila e possuir fragmentos de cristal de quartzo em sua composição de vido ao tipo de rocha que originou,fato que o torna poroso e permeável.È um solo apropriado para o cultivo da cana-de-açúcar.As plantas que se desenvolvem em solos secos e arenosos são adaptadas para armazenar rapidamente a água do solo,como a mandioca,coqueiros,cactos e palmeiras.
obs:plantas diferentes possuem nessecidades diferentes!
quarta-feira, 13 de maio de 2009
TIPOS DE ROCHAS:
oi ! eu sou brian e vou falar um pouco do tipos de rochas
a rochas magimaticas saoresultados de uma sodificasao do magma ou larva e tambem e conhesida como rochas ingeneas
Sedimentar sao rochas formadas por 75% da suprficie dos continetes de dertidos pode ser organico o pode ser gerado por outras rochas
metamorsica sao rochas formadas de deformasoe de outar rochar dai como magimatocas sedimentar e devido as alteraços do ambiente com a temperatura
a rochas magimaticas saoresultados de uma sodificasao do magma ou larva e tambem e conhesida como rochas ingeneas
Sedimentar sao rochas formadas por 75% da suprficie dos continetes de dertidos pode ser organico o pode ser gerado por outras rochas
metamorsica sao rochas formadas de deformasoe de outar rochar dai como magimatocas sedimentar e devido as alteraços do ambiente com a temperatura
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Planeta Terra e Suas Caracteristicas

O planeta terra tem varias caracteristicas que fazem ele ser especial , eles são a vejetação e a água, devemos preservar para que no futuro nossos filhos, netos, ou até bisnetos possam aproitar tudo que nós temos hoje, só que melhor. Se você quiser ajudar a ter um futuro melhor aqui vão umas dicas para você :
-Não jogando lixo nas ruas,
-Não poluindo nada,
-Plantando mais plantas,
-Gastando menos água e energia,
-Diminuindo o tempo de banho,
-Não fazer queimadas.
O planeta agradesse !
Assinar:
Postagens (Atom)


