Oi ! Quem está escrevendo hoje sou eu Fayga !
Estranho né ? Pois mudei para o 6° ano B .
Bom mas eu vou direto ao assunto:
a prof. pedio para ajente escrever sobre a experiencia que fisemos na sala, foi muito enteresante eu levei as colheres , o granito e as etiquetas
a experiencia foi com areia da praia, do quintal,arenosa e humifera foi muito legal
quarta-feira, 17 de junho de 2009
EXPERIÊNCIA
Oi,eu sou Mylena e irei postar no lugar de Fayga!Irei falar sobre a experiência que fizemos em sala de aula,eu achei muito importante,pois esse trabalho foi como uma revisão sobre os solos arenosos,argilosos,humìferos o solo do quintal.Nòs usamos uma amostra de granito para colocar encima dele uma pequena quantidade dos solos (um de cada vez) e comparar a cor,o tamanho das minùsculas pedrinhas e o brilho entre os dois.Usamos os solos para saber mais sobre eles ,descobrimos qual era o mais macio,o mais granulado,a cor de cada um,se os grãos são separados ou juntos,se tem muita iluminação no local onde foi coletado,se é muito úmido e qual é a sua tonalidade:clara ou escura.
terça-feira, 9 de junho de 2009
PH no solo
OI SOU ANA LUIZA E VIM FALAR UM POUCO SOBRE PH NO SOLO. O termo pH define a acidez ou alcalinidade relativa de uma solução. A escala de pH tem uma amplitude de 0 à 14. O valor 7,0 que esta no meio é definido como neutro, valores abaixo de 7,0 são ácidos e os acima de 7,0 são alcalinos. Os solos variam de pH 3,0 à 9,0.
Um ácido é uma substância que libera íons hidrogênio (H+). Quando saturado de H+ comporta-se como solo ácido fraco. Quanto mais H+ for retido no complexo de argila e matéria orgânica ou vermiculita maior será a acidez do solo. O alumínio também age como elemento acidificante e ativa o H+. Os íons básicos Ca+2 e Mg+2 tornam o solo menos ácidos, ou em excesso mais alcalinos.
Para a grande maioria das plantas a faixa de pH de 6,0 à 6,5 é a ideal, porque ocorre um ponto de equilíbrio no qual a maioria dos nutrientes permanecem disponíveis às raízes.
No gráfico abaixo são mostradas curvas correspondentes a cada nutri ente, a quantidade de cada um varia a cada nível de pH. Quando a quantidade do nutri ente abaixa é porque este se precipitou, isto é, ficou insolúvel e as plantas não poderão absorve-lo.
Um ácido é uma substância que libera íons hidrogênio (H+). Quando saturado de H+ comporta-se como solo ácido fraco. Quanto mais H+ for retido no complexo de argila e matéria orgânica ou vermiculita maior será a acidez do solo. O alumínio também age como elemento acidificante e ativa o H+. Os íons básicos Ca+2 e Mg+2 tornam o solo menos ácidos, ou em excesso mais alcalinos.
Para a grande maioria das plantas a faixa de pH de 6,0 à 6,5 é a ideal, porque ocorre um ponto de equilíbrio no qual a maioria dos nutrientes permanecem disponíveis às raízes.
No gráfico abaixo são mostradas curvas correspondentes a cada nutri ente, a quantidade de cada um varia a cada nível de pH. Quando a quantidade do nutri ente abaixa é porque este se precipitou, isto é, ficou insolúvel e as plantas não poderão absorve-lo.
sábado, 6 de junho de 2009
Calagem
oi, eu sou brian vou falar um pouco o que e calagem
A calagem e um procedimento para retirar a acidez do solo esta tecinica e muito usada pelos viveiros de camaroes , peixes etc. Veja como e este procedimento eles pegam o caucalio titurado e mistuta com o solo para a acidez diminuir se este procedimento nao for feito a vida dos peixes camaroes pode estar corendo perigo.
A calagem e um procedimento para retirar a acidez do solo esta tecinica e muito usada pelos viveiros de camaroes , peixes etc. Veja como e este procedimento eles pegam o caucalio titurado e mistuta com o solo para a acidez diminuir se este procedimento nao for feito a vida dos peixes camaroes pode estar corendo perigo.
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Terra Roxa
Ola, meu nome é Isabel e eu vou falar sobre Terra Roxa.
O ser humano desenvolveu, algumas técnicas que melhoraram solos encharcados ou secos, tornando-os próprios para a agricultura.
Por exemplo, os solos encharcados podem ser drenados. Uma das formas de drenagem consiste em fazer escoar o excesso de água por meio de valas ou canais abertos em vários pontos de um terreno.
Os solos secos, como os do nordeste do Brasil, onde o índice pluviométrico anual (quantidade de chuvas durante o ano) é o mais baixo do país, podem ser melhorados por meio da irrigação. Esse sistema consiste em fazer a água circular por canais ou distribuir a água por aspersão, como se fosse uma chuva artificial.
A cultura de café se desenvolve bem nos solos tipo ''terra roxa'', da região sudeste, principalmente no estados de São Paulo e Minas Gerais. Essas terras são muito ricas em minerais, como o ferro, que dão a elas uma cor avermelhada característica,motivo que levou os imigrantes italianos a lhe darem o nome de rossa, palavra italianaque significa ''vermelho'' e que acabou dando origem ao termo roxo, palavra empregada erroneamente, porque não há terra roxa.
O solo massapé.
Oi,eu sou Mylena!Irei falar sobre o solo massapé,
o solo massapé,por ser muito rico em argila e possuir fragmentos de cristal de quartzo em sua composição de vido ao tipo de rocha que originou,fato que o torna poroso e permeável.È um solo apropriado para o cultivo da cana-de-açúcar.As plantas que se desenvolvem em solos secos e arenosos são adaptadas para armazenar rapidamente a água do solo,como a mandioca,coqueiros,cactos e palmeiras.
obs:plantas diferentes possuem nessecidades diferentes!
o solo massapé,por ser muito rico em argila e possuir fragmentos de cristal de quartzo em sua composição de vido ao tipo de rocha que originou,fato que o torna poroso e permeável.È um solo apropriado para o cultivo da cana-de-açúcar.As plantas que se desenvolvem em solos secos e arenosos são adaptadas para armazenar rapidamente a água do solo,como a mandioca,coqueiros,cactos e palmeiras.
obs:plantas diferentes possuem nessecidades diferentes!
Assinar:
Postagens (Atom)

